Temas de Estágio

Candidata-te a um dos estágios de verão que temos para oferecer!

Este ano, o CTM oferece-te 13 internship topics, cobrindo three dos oito Domínios Científicos do INESC TEC:

  • AI - Inteligência Artificial
  • BIO - Bioengenharia
  • COM - Comunicações
  • CSE - Ciência e Engenharia de Computadores
  • PES - Sistemas de Energia
  • PHT - Fotónica
  • ROB - Robótica
  • SEM - Engenharia e gestão de sistemas

Consulta os diferentes tópicos de estágio que são oferecidos pelo CTM em detalhe, seguindo este link. As descrições contem os objetivos, plano de trabalhos, e orientadores de cada tópico.

Escolhe até 3 tópicos que mais te interessam e preenche o formulário de candidatura indicando-os por ordem de preferência. Tentaremos atribuir-te os temas que mais te interessam!

Aqui podes encontrar um resumo de cada tema, ordenados por Domínio Cientifico, e um link direto para a descrição de cada tópico e o seu plano de trabalhos. Cada tópico é identificado por uma referência, por exemplo, [AI01]. Usa estas referências para preencher o formulário de candidatura. Cada tópico descreve também onde e como decorrerá o estágio, no seguinte formato:

Local do estágio: [Centro] [Localização específica (opcional)] [Regime de estágio].

O regime pode ser "Presencial", "Híbrido" ou "Totalmente Remoto".

Para tópicos noutros Domínios Científicos, visita o site do INESC TEC e procura mais informações no site dos Estágios de Verão do INESC TEC, onde mais tópicos ficarão disponíveis a partir de dia 16 de Abril!



Ref. [AI01]
Adicionar Informação a Imagens de Satélite

Estamos a trabalhar na extração de informações de imagens de satélite e, neste projeto, queremos combinar diferentes fontes de dados (meta dados de imagens, APIs de mapeamento) para melhorar um conjunto de dados de imagens de satélite. O objetivo final será sobrepor às imagens informações sobre a infraestrutura construída.

Local do estágio: [CTM] [INESC TEC] [Hybrid] (2 dias presenciais por semana)
Orientadores:
Paula Viana (paula.viana@inesctec.pt)
Nuno Pereira (nuno.a.pereira@inesctec.pt


Ref. [AI02]
Identificação de Edifícios

As imagens de satélite são uma fonte de informação importante para muitas atividades diferentes como desenvolvimento urbano, mapeamento e serviços de salvamento, primeiros socorros e resposta a desastre. Neste projeto, queremos explorar um conjunto de dados de imagens de satélite e testar diferentes abordagens para segmentação de edifícios.

Local do estágio: [CTM] [INESC TEC] [Hybrid] (2 dias presenciais por semana)
Orientadores:
Nuno Pereira (nuno.a.pereira@inesctec.pt
Pedro Carvalho (pedro.m.carvalho@inesctec.pt


Ref. [AI03]
Processamento de imagem para análise de rótulos

O manuseamento de produtos alimentares faz parte do dia-a-dia, mas compreender a informação presente nem sempre é fácil, sobretudo para pessoas com menos formação ou com baixos índices de alfabetismo. Neste estágio pretende-se desenvolver módulos, que possam executar num smartphone, identificar e extrair informação presente em rótulos utilizando dados visuais em imagens ou vídeo. O tema deste estágio está enquadrado no projecto europeu Watson que está a ser desenvolvido.

Local do estágio: [CTM] [INESC TEC] [Hybrid] (2 dias presenciais por semana)
Orientadores:  
Pedro Carvalho (pedro.m.carvalho@inesctec.pt
Christina Mastralexi (christina.mastralexi@inesctec.pt


Ref. [AI04]
Encontrar Padrões em Imagens Ordinais Sem Anotações

"Uma grande quantidade de dados anotados é necessária para treinar uma rede neuronal para classificação – é dispendioso anotar cada imagem manualmente. O estágio consiste em treinar uma rede neuronal para classificação sem necessidade de anotações, e consiste em duas etapas: (Etapa 1) aplicação de um (ou mais) métodos de aprendizagem auto-supervisionados para aprender uma representação latente para a imagem; (Etapa 2) usar um método de clustering, como o k-means, para projetar as imagens em grupos. Uma ênfase particular é dada às imagens ordinais – são imagens onde a variável preditiva é discreta, Y ∈ {C₁, C₂, …, Cₖ} com uma ordem bem definida, C₁ ≺ C₂ ≺ … ≺ Cₖ. (…) “

Local do estágio: [CTM] [INESC TEC] [Hybrid] (2 dias presenciais por semana)
Orientador:
Ricardo Cruz (ricardo.p.cruz@inesctec.pt)


Ref. [AI05]
Difusão Criativa: Explorando Design de Logotipos com Modelos de Difusão

"O principal objetivo deste estágio é explorar o design de logotipo usando modelos generativos de texto para imagem e imagem para imagem para a criação de logotipos representativos de projetos de pesquisa com participação no VCMI. Pretendemos explorar implementações pré-treinadas de modelos de difusão, possivelmente complementando os resultados com técnicas conhecidas de processamento de imagem, como realce de borda e suavização, para criar exibições impressionantes para os projetos do VCMI. Para este trabalho, o(a) aluno(a) explorará frameworks como Pytorch e Diffusers obtendo uma experiência prática numa aplicação de Machine Learning com um impacto direto no website do VCMI."

Local do estágio: [CTM] [INESC TEC] [Hybrid] (2 dias presenciais por semana)
Orientadores:
Rafael M. Mamede (rafael.c.maia@inesctec.pt)
Pedro C. Neto (pedro.d.carneiro@inesctec.pt
Ana F. Sequeira (ana.f.sequeira@inesctec.pt


Ref. [AI06]
Afinação de grandes modelos linguísticos (LLMs) para a perceção multimodal

Explorar a viabilidade da utilização de LLMs multimodais para analisar e interpretar a informação sobre o estado do canal de comunicações (CSI), incorporando fontes de dados adicionais como imagens e nuvens de pontos.  

Local do estágio: [CTM] [INESC TEC] [Hybrid] (1 dia presencial por semana)
Orientadores:  
Francisco Manuel Ribeiro (francisco.m.ribeiro@inesctec.pt)
Luís Manuel Pessoa (luis.m.pessoa@inesctec.pt)


Ref. [COM01]
Posicionamento Automático de Drones através de uma Interface baseada em LLM em Redes Voadoras do Futuro

"As redes do futuro, nomeadamente as redes 6G e as futuras gerações Wi-Fi, estão a ser concebidas para permitir débitos cada vez mais elevados e requisitos de baixa latência, bem como elevada fiabilidade para um grande número de dispositivos ligados. O principal objetivo deste estágio de verão é desenvolver uma framework que tire partido de LLMs para automatizar o posicionamento de drones em redes voadoras. Este trabalho beneficiará de uma Application Programming Interface (API) existente para controlar o posicionamento de drones e de uma interface baseada em LLMs previamente criada."

Local do estágio: [CTM] [INESC TEC] [Hybrid] (2 dias presenciais por semana)
Orientadores:
Pedro Ribeiro (pedro.m.ribeiro@inesctec.pt)
André Coelho (andre.f.coelho@inesctec.pt)
Prof. Rui Campos (rui.l.campos@inesctec.pt)


Ref. [COM02]
Avaliação do desempenho de comunicações sem fios subaquáticas utilizando semântica

"As comunicações semânticas são um paradigma emergente que opera com base no princípio da "passagem de significado semântico". Na sua essência, as comunicações semânticas envolvem a extração dos “significados” inerentes, incorporados nas informações transmitidas pelo emissor. Ao aproveitar uma “base de conhecimento” (Knowledge Base) compartilhada entre o emissor e o recetor, as informações semânticas podem ser efetivamente “interpretadas”. Assim, as comunicações semânticas podem ser uma boa adição a uma solução de comunicações subaquáticas, por exemplo, correndo no topo de um canal acústico ou rádio, entregando informações ao receptor quando não temos soluções de banda larga disponíveis. Este estágio tem como principal objetivo avaliar o desempenho de uma abordagem semântica numa rede sem fios subaquática, validando um algoritmo pré-existente através de testes experimentais."

Local do estágio: [CTM] [INESC TEC] [Hybrid] (3 dias presenciais por semana)
Orientadores:
João P. Loureiro (joao.p.loureiro@inesctec.pt)  
Filipe B. Teixeira (fbt@inesctec.pt)  
Rui Campos (rcampos@inesctec.pt) 


Ref. [COM03]
Obstacle-aware vision-based Positioning Algorithm for a Simple Scenario

“In this internship, we’ll be tackling this challenge head-on by providing Line of Sight (LoS) to users through the use of UAVs. In the first phase of this work, we detect the position of the users by capturing photos or videos from the venue automatically. These photos or are captured by a camera installed on the UAV. Then coordinates information of user equipment are extracted using vision tools and utilized for the positioning approach. The performance of the proposed solution is evaluated using Network Simulator 3 (ns-3). With this positioning algorithm, we aim to provide wireless connectivity to all users, even in the most challenging scenarios. Together, we will be helping to ensure that people stay connected when it matters most. “

(Note: this topic requires English proficiency).

Local do estágio: [CTM] [INESC TEC] [Hybrid] (2 dias presenciais por semana)
Orientadores:
Kamran Shafafi (kamran.shafafi@inesctec.pt


Ref. [COM04]
Avaliação de Desempenho da Ligação Starlink

"Este estágio enquadra-se no projeto OVERWATCH, que aborda o desenvolvimento de uma solução de comunicações de backup para cenários de emergência, complementar às infraestruturas de comunicações existentes, e capaz de dar suporte à operação dos sistemas e equipas de emergência em caso de falha das comunicações primárias devido a avaria, sobrecarga, ou ausência de cobertura de rede num determinado local. Esta solução de comunicações é baseada num Tethered Drone, composto pelas componentes aérea e terrestre, interligadas entre si por um cabo de energia e fibra ótica (...). Sendo esta tecnologia muito recente e estando a infraestrutura da Starlink sempre em constante evolução, será importante caracterizar detalhadamente o desempenho desta ligação de backhaul para perceber o impacto que a mesma pode ter na qualidade de serviço (QoS) oferecida pelo Tethered Drone. Este trabalho surge precisamente neste contexto, tendo como objetivo principal a evolução de uma framework para avaliação periódica do desempenho de rede, que permita a caracterização estatística da ligação baseada em diferentes métricas de desempenho como o débito bidirecional, o atraso e o jitter."

Local do estágio: [CTM] [INESC TEC] [Hybrid]
Orientadores:
Helder Martins Fontes (helder.m.fontes@inesctec.pt)
Rúben Queirós (ruben.m.queiros@inesctec.pt)
Rui Lopes Campos (rui.l.campos@inesctec.pt)


Ref. [COM05]
Estudo comparativo de sistemas de caracterização de antenas de 30 a 300 GHz

"O 6G trouxe a tendência para operação em faixas de frequências mais elevadas, desde ondas milimétricas até sub-THz, tanto para comunicações sem fios quanto para aplicações de sensing, a qual está a ser explorada por vários projetos de investigação recentes. Neste contexto, é importante ser capaz de caracterizar sistemas radiantes como antenas e arrays de antenas (tais como superfícies inteligentes reconfiguráveis) nesta faixa de frequência. Existem diferentes tipos de sistemas de medição, como campo distante, Compact test range em campo distante, bem como campo próximo esférico, cilíndrico e plano."

Local do estágio: [CTM] [INESC TEC] [Hybrid]
Orientador:
Luis Pessoa (luis.m.pessoa@inesctec.pt)


Ref. [COM06]
Sensing via NFC com smartphone

"Houve progresso recente no campo de sensores baseados em NFC sem bateria, ou seja, circuitos integrados (ICs) NFC de baixo custo disponíveis comercialmente que são compatíveis com smartphones standard (por exemplo, Silicon Craft SIC4340). Portanto, uma simples tag sem bateria pode ser transformada num sensor que pode ser lido através de um smartphone, que por sua vez pode ser usado como leitor e ao mesmo tempo como uma potencial interface para a cloud."

Local do estágio: [CTM] [INESC TEC] [Hybrid]
Orientadores:
Cândido Duarte (manuel.c.santos@inesctec.pt)
Luis Pessoa (luis.m.pessoa@inesctec.pt)


Ref. [BIO05]
Ótica Médica

A aplicação de tecnologias óticas em medicina tem crescido fortemente nos últimos 30 anos. São vários os métodos de diagnóstico e de tratamento ou cirurgia que atualmente utilizam a luz. A investigação nesta área científica encontra-se na atualidade muito difundida a nível mundial e em forte expansão, verificando-se o desenvolvimento de novas aplicações com o auxílio de efeitos temporários de transparência nos tecidos ou de técnicas de inteligência artificial para obter diagnósticos fiáveis. Com este estágio de verão pretende dar-se a conhecer a investigação em ótica médica que se realiza no INESC TEC e despertar o interesse de alunos para a atividade de investigação nesta área.

Local do estágio: [CTM] [INESC TEC] [In-person] 
Orientador:
Luís Manuel Couto Oliveira (luis.m.oliveira@inesctec.pt)